Facebook

Post: Exemplos de gamificação que deram certo

Exemplos de gamificação

Exemplos de gamificação que deram certo

Você sabia que gamificação e game não são a mesma coisa? A gamificação é a aplicação de elementos de jogos, de forma digital ou analógica, enquanto o game é uma tecnologia 100% digital. Para acabar com as dúvidas, além de listar alguns exemplos de gamificação, nas empresas e na educação, fizemos também uma menção aos jogos do nosso dia a dia:

Quando éramos crianças, adorávamos receber o convite de um amigo dizendo: “vamos brincar?”

Passávamos momentos deliciosos nos divertindo, seja de pega-pega esconde-esconde, com jogos de tabuleiro, como xadrez, Banco Imobiliário, War e jogando videogame com Super Mario, Street Fighter II ou World of Warcraft. Os jogos, portanto, sempre fizeram parte de nossas vidas.

Jogo é um termo do latim “jocus” que significa gracejo, brincadeira, divertimento.”

Exemplos de gamificação atualmente
Os jogos são atividades universais, presentes em todas as culturas humanas

Estudos remontam que existiam jogos desde 2.600 aC. Conceitualmente, o jogo é definido como uma forma estruturada de brincadeira, intrinsecamente motivada, com o objetivo de diversão e entretenimento. 

Muitos acreditam, no entanto, que gamificação é o mesmo que game. No entanto a gamificação é a aplicação dos elementos de jogos para o atingimento de objetivos ou resolução de problemas. 

Os primeiros exemplos de gamificação comercial:

Os primeiros exemplos de gamificação surgiram nas empresas que visavam maior engajamento com o cliente, a exemplo da Pan Am, Nike, Foursquare e Waze.

Pan Am e o programa de fidelidade nas companhias aéreas

A Pan Am foi a pioneira com o programa de milhagem chamado WorldPass, que se tornou um sucesso de vendas. Na medida que você comprava passagens, acumulava pontos e trocava por voos grátis. Tamanho foi o sucesso que a Pan Am se tornou a maior cia aérea dos EUA. Mas tarde todas demais companhias passaram a ter seu próprio programa. 

Um dos exemplos de gamificação mais popular é o da Nike+ FuelBand.

Diferentemente dos programas de fidelidade, a empresa criou um bracelete que monitorava o tempo e a distância percorrida pelo usuário. Associado a um aplicativo era possível compartilhar com os amigos em redes sociais o trajeto percorrido e as estatísticas da atividade física. O sucesso foi instantâneo. Em 2013 a Nike já contava com mais de 11 milhões de usuários.

Minha primeira experiência com a gamificação

Foi com o Foursquare, um aplicativo que você recomendava restaurantes e fazia check in. A plataforma de localização foi criada em março de 2009, com a possibilidade de dar referências sobre o local, e, ao mesmo tempo, você ganha pontos e pode se tornar o prefeito do lugar se for o frequentador mais assíduo. Seus amigos ficavam competindo com você num ranking. Assim eles foram ganhando tração, chegando a 55 milhões de usuários. Em 2017 faturou mais de US$100 milhões de dólares, servindo de referência para encontrar bons bares e restaurantes. 

Um dos melhores exemplos de gamificação no nosso dia a dia é o Waze

Plataforma baseada em navegação por satélite. O sistema utiliza os dados de trânsito dos usuários para determinar as velocidades médias das vias, informando as rotas mais rápidas para os motoristas. A companhia fundada em 2008 em Israel utiliza um sistema de pontos que incentiva aos usuários informarem detalhes sobre o trânsito, como acidentes, congestionamentos, Blitz policiais dentre outros. Em 2013 o Google comprou a empresa por US$966 milhões de dólares. Hoje a companhia possui mais de 130 milhões de usuários em 185 países. 

Os dados sobre a gamificação impressionam

Em 2015 o mercado era de US$1,7 bi. Em 2018 pulou para US$5,5 bi. Projeções dão conta que em 2025 este número deva chegar a US$32 bi. Portanto a gamificação deixou de ser um tendência e passou a ser uma realidade no mundo corporativo. Pesquisas mostram que 90% dos trabalhadores dizem ser mais produtivos com a gamificação. Sem falar que 72% dos trabalhadores dizem que trabalham mais pesado com sistemas gamificados. 

E aí, vamos brincar? Entre em contato conosco e conheça nossa gamificação para treinamentos de vendas!

Relacionados

Seja o primeiro a comentar

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *