Facebook

Post: Gamificação para treinamentos corporativos

Gamificação dos treinamentos

Gamificação para treinamentos corporativos

Não é à toa que a gamificação para treinamentos tem se tornado uma das maiores tendências nos últimos anos. O fato é que os dados têm mostrado que as pessoas preferem aprender com games.

Inclusive, em pesquisa recente realizada pela TalentLMS, foi perguntado como os trabalhadores se sentiam quando participavam de treinamentos. 83% deles se disseram mais motivados com treinamentos gamificados, em comparação com os treinamentos tradicionais. Por outro lado, para aqueles que se sentiam entediados, o número caiu de 49% para apenas 10% com os games.

No infográfico abaixo você pode entender melhor este comparativo, que mostra uma expressiva preferência por estratégias de gamificação para treinamentos corporativos.

Gamificação para treinamentos

No entanto, a utilização da gamificação no ensino não é tão recente. No artigo o aprendizado nem sempre foi como conhecemos, falamos um pouco da história do aprendizado. O fato é que temos hoje uma oportunidade única com a tecnologia que está disponível.

Os smartphones são poderosas ferramentas que podem ser utilizadas para a aplicação de jogos. As conexões de rede de 4 e 5G, somadas à ampla disponibilidade de acesso wi-fi, fazem com que possamos fazer coisas que antes estavam apenas nos filmes de ficção científica.

Case de gamificação para treinamentos

O maior case de gamificação para educação é o Duolingo. O famoso aplicativo para ensino de línguas, foi criado em Pittsburgh, PA, USA, em 2011. Através dele você é conduzido numa jornada divertida de perguntas e respostas. E, na medida que você vai acertando, vai passando de fases. Com a integração com as redes sociais você vê seus amigos num ranking, estimulando-o a jogar mais.

Os dados da empresa impressionam.

A plataforma conta atualmente com 300 milhões de usuários ativos. A média de exercícios completados por mês é de 7 bilhões. E mais de 53% de seus usuários estudam inglês, sendo a língua preferida na plataforma. Estes números colocam o app como a maior plataforma gamificada de ensino do mundo. A empresa já captou US$ 108,3 milhões, tendo um valor estimado em US$ 1,5 bilhões.

Treinamentos gamificados no ambiente corporativo

Apesar de os dados mostrarem que as iniciativas gamificadas em treinamento têm maiores chances de lograrem êxito, muitas propostas de treinamento com gamificação no ambiente corporativo falham. De acordo com o portal Your Training Edge,  ao pensar numa iniciativa de gamificação para treinamentos, você deve ter os objetivos bem claros antes de desenhar uma estratégia deste tipo.

Se o objetivo for fazer os colaboradores consumirem conteúdo, ganhando pontos por assistirem vídeos, ocorrerá que irão clicar em play e colocar em mudo para conquistar seus badges ou prêmios. Portanto devemos ter em mente que a gamificação para treinamentos pode ser útil para atender três tipos de objetivos:

  1. Mudar comportamentos
  2. Desenvolver habilidades
  3. Capacitar a inovação

Um exemplo é orientar os treinamentos para desenvolver habilidades como, por exemplo capacitar times de vendas para dominar seus conhecimentos em melhores práticas para ofertar os produtos e serviços da empresa, com o objetivo de aumentar as taxas de conversão em vendas. Desta forma, como seu objetivo não é consumir conteúdo e sim melhorar as vendas, a estratégia de aumentar o domínio das informações dos vendedores contribui positivamente para uma maior autoconfiança do profissional, refletindo naturalmente nos seus resultados.

Portanto, é essencial contar com uma empresa especializada para implementar com êxito sua estratégia de treinamento gamificado.

Quer saber mais sobre a gamificação para treinamentos corporativos? Clique aqui e agende uma reunião com um dos nossos representantes!

Relacionados

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *